🔓 Coleção Bibliofilia — 3 volumes

A coleção discute a importância do livro e mapeia os seus processos — catalogação, comercialização, divulgação, alocação em bibliotecas
Coleção Bibliofilia — 3 volumes
Org.: Marisa Midori Deaecto e Plínio Martins Filho
Trad.: Geraldo Gerson de Souza
Ateliê / Edições Sesc
360 págs.
02/04/2020

Em um momento de grandes mudanças no universo editorial, com a solidificação da internet e diferentes formas de se consumir literatura, esta coleção busca refletir sobre a importância do impresso e mapear os processos que envolvem o livro enquanto produto — sua catalogação, comercialização, divulgação, alocação em bibliotecas. No primeiro volume, O que é um livro? (72 págs.), o professor e crítico literário João Adolfo Hansen discorre acerca da natureza do objeto livro e seus múltiplos significados, com atenção especial ao papel que o próprio leitor tem na construção do significado de uma obra. No título seguinte, Da argila à nuvem (136 págs.), Yann Sordet — diretor da mais antiga biblioteca pública francesa — recupera a história da catalogação, desde as tábuas de argila no segundo milênio a.C. até chegar nos métodos modernos de armazenamento em nuvens. Para encerrar, em A sabedoria do bibliotecário (152 págs.), Michel Melot ressalta a importância desse profissional anônimo, que “ama os livros como o marinheiro ama o mar”, para a preservação e disseminação do conhecimento.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho